Hoje estava eu querendo fazer algumas "mudanças", então resolvi cortar o cabelo. Liguei para minha cabeleira e disse "Tem horário para hoje? Quero o corte de sempre okay?" e ela marcou horário para às 14:00 horas daquele mesmo dia. Chegando em casa depois de um longo dia cansativo de aula, minha "mudança" foi descer um ponto depois do que eu sempre desso para tentar me exercitar um pouco e ser menos sedentária. Tomei um banho e fui almoçar. Para adiantar meu dia, enquando comia, resolvi fazer algumas lições. A hora ia passando, e por mais que eu odeie chegar atrasada quando marco hora, minha mãe decidiu passar rapidinho em uma loja de vestidos para alugar um para um casamento.
A hora foi passando e quando olhei para o relógio já eram 2 horas da tarde, e então escolhi rapidamente um lindo vestido rosa claro que pelo menos minha mae minha avó gostaram. Saí correndo para a cabeleireira, estava atrasada e o salão ficava ao final da rua. Deram 14:05 e eu cheguei. No entanto já havia uma mulher cortando seu cabelo, fiquei extremamente brava, como assim, eu atraso 5 min e tenho que ficar meia hora esperando?
É estranho como a vida prega peças não é?
Era uma mulher comum, mas uma coisa me chamou a atenção, ele não sorria, em nenhum momento, nem mesmo com as piadas da cabeleireira. Ela tinha um belo cabelo, preto como a noite e muito liso. Era tão grande que quase ultrapassava suas costas. A cabeleireira estava prendendo aqueles belos fios negro com um elástico, pensei que era apenas um novo corte, uma " mudança " como eu queria fazer com a minha vida. Ela não pediu o corte de sempre, diferentemente de mim. Ao ver a tesoura afiada tocar nos fios eu estremeci. Todo o cabelo foi tirado cuidadosamente e ensacado.
Quando foi embora, perguntei para a moça do salão quem era aquela mulher. Ela me disse que ela era uma lutadora. Seu filho de 14 anos tem leucemia, ela não dorme a dias, talvez não consiga pregar os olhos a meses. Não consegue mais sorrir.
Mas você pode até pensar, se ela está tão triste, como ela vai pra um salão de beleza, pra ser vaidosa mesmo com seu filho em uma UTI que não pode andar e nem mesmo respirar mais?
Na verdade aquela Mudança sim foi uma Mudança, ela não tirou todo seu cabelo para nada. Tinha um motivo. Aquele cabelo estava destinado para uma criança que aquela mulher conheceu na mesma UTI que seu filho, ela também tinha leucemia e tinha recentemente raspado todos os fios de seu cabelo. Aquelas mechas de cabelo preto tinham a função de trazer de volta, pelo menos por um instante, o sorriso de uma criança, a vontade de viver.
Depois disso, parei e pensei, qual a minha mudança? Qual meu problema? Por que mudar se eu já tenho uma vida tão boa? A monotonia dos meus dias pode ser o sonho de muita gente.
"Podemos facilmente perdoar uma criança que tem medo do escuro, a verdadeira tragédia da vida é quando os homens têm medo da luz." - Platão
quinta-feira, 1 de outubro de 2015
"Mudanças"
Assinar:
Comentários (Atom)